segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Suécia estuda reuso de água na agricultura

A agricultura dos países em desenvolvimento utiliza amplamente as chamadas águas usadas, com uma série de vantagens e inconvenientes, segundo um estudo realizado em 53 cidades e elaborado para a Semana Mundial da Água que começa nesta segunda-feira em Estocolmo.

Essa prática permite que sejam regadas maiores superfícies de cultivo mas também pode ter repercussões negativas para a saúde humana e o ambiente, segundo a pesquisa realizada por Liqa Raschid-Sally, do Instituto Internacional de Gestão dos Recursos Hídricos (IWMI).

O estudo --realizado em 53 cidades de América Latina, Oriente Médio, Ásia e África-- mostra que se essas águas não forem reutilizadas, haveria menos oferta de alimentos, mas em contrapartida, seu uso nos cultivos de legumes e cereais pode representar perigos para o ambiente. Entre as ameaças estão a contaminação das águas consideradas limpas e riscos para a saúde humana --no caso de ingestão de legumes não lavados.

Em Acra, capital de Gana, com quase 2 milhões de habitantes, cerca de 200 mil pessoas compram diariamente legumes produzidos em apenas cem hectares de terrenos agrícolas urbanos regados com águas usadas, segundo o informe do IWMI

Fonte: France Presse, em Estocolmo

Prefira marcas e produtos comprometidos com o nosso eco-sistema.

www.reusodaagua.com.br – precisamos da sua iniciativa –Hoje!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

http://myblog.blogspot.com/.