quarta-feira, 4 de abril de 2007

Carta de Princípios Cooperativos pela água -SOS H2O

A Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais - Aesbe - assina em parceria com as Agências da Organização das Nações Unidas, ONU, e diversas instituições governamentais, iniciativa privada e terceiro setor, a Carta de Princípios Cooperativos pela Água.

A Carta de Princípios Cooperativos pela Água é baseada em acordos globais para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, como as Metas do Milênio e a Agenda 21. Seus signatários reconhecem a água como um bem universal e assumem a responsabilidade de promover ações e alinhar esforços para a preservação dos recursos hídricos.

Entre outros objetivos, as instituições que fazem parte dessa iniciativa, denominada SOS H2O, se comprometem a melhorar a gestão do uso das águas, eliminar a poluição e os casos de doenças relacionados à falta de saneamento básico, criar incentivos ao uso sustentável da água e adotar programas de cunho educacional.

Criado pela ONU em 1992, o Dia Mundial da Água, neste ano, tem como tema “Lidando com a escassez de água”. Pesquisas recentes apontam que, mantidas as tendências atuais, mais de 45% da população mundial não poderá contar com a quantidade mínima de água para o consumo diário em 2050.

Porém, a escassez de água já é uma realidade em muitos lugares do planeta. Hoje, cerca de 1,1 bilhão de pessoas não tem acesso a água potável, por exemplo. Nos países em desenvolvimento, esse problema aparece relacionado a 80% das mortes e enfermidades. A perspectiva de escassez põe em discussão o controle público e privado de um bem considerado essencial para a vida e exige inovações tecnológicas para as grandes questões da gestão das águas e seu uso racional, expansão industrial e agrícola, crescimento populacional, degradação dos mananciais e alteração do ciclo hidrológico, provocado principalmente pela urbanização e desmatamento.

Entidade civil, sem fins lucrativos, a Aesbe foi fundada em 1985 e constituída por 24 Companhias Estaduais de Saneamento Básico. Essas empresas atendem 103 milhões de pessoas com abastecimento de água, em 3887 municípios. Também prestam serviços de esgotamento sanitário a 45 milhões de pessoas, em 893 municípios. Esses números representam 75% dos serviços de água existentes no país, e 55% dos serviços de esgotamento sanitário. As empresas prestam serviços em nome dos Estados, por autorização legal, e por delegação dos municípios, por meio de contratos de concessão

Prefira marcas e produtos comprometidos com o nosso eco-sistema.
http://www.reusodaagua.com.br/ – precisamos da sua iniciativa –Hoje!!!